Obra que enfoca, de forma global e prática, o regime a comunicação social e dos media em geral, à luz dos direitos fundamentais e dos demais ramos de direito que conhecem desenvolvimentos específicos nesta área. É um estudo que vem preencher uma lacuna na doutrina portuguesa e que propõe respostas às questões relacionadas com a vertiginosa rapidez na produção de mensagens conjugada com a revolução tecnológica que caracteriza a época em que vivemos: problemática da convergência e integração entre os grandes domínios da informática, telecomunicações, audiovisual e multimédia, e, mesmo em si, do conjunto das técnicas de comunicação e das suas condições de utilização, em face das novas regras da eletrónica e das telecomunicações, com a nova ideologia da comunicação, saída do ambiente da cibernética, que implicou uma grande mutação social e levou a alterações profundas no mundo do direito, com uma multiplicidade de normas e fontes, a todos os níveis.
Por outro lado, apresenta soluções para a interpretação prática de questões relevantes tais como:
----------
ÍNDICE
CAPÍTULO I. MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CAPÍTULO II. DIREITO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL CAPÍTULO III. DIMENSÃO TRANSNACIONAL DA REGULAÇÃO CAPÍTULO IV. DIREITOS FUNDAMENTAIS E COMUNICAÇÃO SOCIAL CAPÍTULO V. REGULAÇÃO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL